3º A - Prof.ª Rute Baltazar

Ano letivo 2014-2015



Ano Letivo 2012 - 2013
Prof.ª Sónia Silva


Compota de Maçã
A nossa feirinha de Outono estava a aproximar-se e mais uma vez a professora propôs-nos um desafio.
Fazer compota de maçã.
Tudo começou com a receita: 
Como eram muitas maçãs, foram precisos mais do que vinte minutos para a compota ficar pronta.
Depois, deixámos arrefecer e foi só colocar nos frascos.
Claro está, que a professora deixou algum doce para nós podermos comer e degustar. Essa foi a melhor parte do dia…
Estava uma delícia, por isso recomendamos que façam a receita em casa.
Bom apetite!


Halloween
No dia 31 de outubro comemorámos o Halloween na nossa sala.
Este ano a professora sugeriu que fossemos bruxos cozinheiros por um dia e a receita a fazer seriam os “Dedos de bruxa”.
Primeiro tivemos de saber quais eram os ingredientes da receita e qual a forma de preparação da mesma.
Copiámos a receita no nosso caderno. E depois… metemos a mão na massa.
Fizemos rolinhos de massa e colocámos uma amêndoa a fazer de unha.
Os dedos foram ao forno e, passados 5 minutos a nossa sala já cheirava bem, ou melhor, muito bem!
No lanche da tarde, colocámos a geleia de uva, por baixo das amêndoas para dar o efeito de dedos ensanguentados.
E depois, depois foi só comer.
Estavam deliciosos!
Os que sobraram, distribuímos por todos os professores da nossa escola, que também são muito gulosos.




Ano Letivo 2011 - 2012

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

No dia 30 de novembro comemorámos o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência na nossa sala.

A professora Conceição Carvalho trouxe o “Livro negro das cores” para nós lermos de olhos vendados, como se fossemos cegos.

As professoras vendaram-nos os olhos e fomos para a sala da professora Conceição que estava às escuras. Depois, a professora foi passando o livro pelas nossas mãos para que nós sentíssemos a história através dos dedos.

Íamos tentando adivinhar o que estava desenhado na página e só depois é que a professora nos lia o que estava escrito.

Através das nossas sensações, apercebemo-nos que alguém vai contando como o Tomás (personagem principal da história) descreve as cores.

O vermelho: “É ácido como um morango e doce como uma melancia, mas dói quando aparece no joelho arranhado.”

O livro nunca fala em cegueira mas fica a saber-se que “o Tomás gosta de todas as cores porque as ouve, cheira, toca e saboreia”.

Continuámos com a atividade e, sempre às escuras e de olhos vendados, fomos para os nossos lugares da sala. Depois, as professoras deram-nos uma folha branca e tivemos de desenhar o que tínhamos sentido e percebido da história. Foi difícil e diferente e deu para perceber que as pessoas que não conseguem ver também conseguem ler, porque aprendem através do Braille (sistema de leitura através do tato para pessoas invisuais).

Este livro fez-nos ver que há sempre mais do que vemos e que também devemos dar importância a todos os nossos sentidos.

Obrigado professoras Conceição e Sandra.



As nossas compotas

Nos dias 24 e 28 de novembro tivemos uma aula de culinária na nossa sala de aula. A professora sugeriu que fizéssemos compota de pera e de abóbora para vendermos na Feira de Outono da nossa escola. 
Aprendemos que para fazer os doces, para além da fruta ou do legume, temos de colocar açúcar, paus de canela, sumo de limão e raspa de limão. A professora explicou-nos que a raspa do limão ajuda a que os ingredientes se liguem todos muito bem e adquiram a consistência de doce pretendida. Aprendemos ainda que a compota fica pronta quando faz ponto de estrada. Para isso tiramos um pouco de doce do tacho e, com uma colher passamos sobre esse pedaço de doce e ele forma uma estrada. Deixamos as receitas em baixo para também poderem experimentar…
<><><><><><><><><><></></></></></></></></></>
  
No final, colocámos os doces nos frasquinhos de vidro mas, a professora guardou algum para podermos provar as nossas iguarias. Foi a parte mais divertida dos dias porque cada um de nós pôde provar os doces feitos por nós.
Nos dias seguintes vimos as nossas figuras num filme que a professora preparou para nós sobre as nossas aventuras enquanto cozinheiros e comilões. Se quiserem vejam também.

Atividade Experimental – Vulcão
                                                                        
No dia 31 de Janeiro de 2012, os alunos da turma G do 2º ano, do Centro Escolar Quinta das Mós, foram cientistas por umas horas.
No âmbito do projeto Círculo Mágico, com o tema “TERRA- um planeta para todos!”, e com o objetivo de descobrir como é o nosso Planeta Terra, os alunos quiseram saber como entrava em erupção um vulcão e porque acontecem as erupções.
Assim, a partir da chuva de ideias de como é o Planeta Terra, chegou-se aos vulcões e à tão esperada experiência.
Antes da realização da experiência, vimos o material que seria necessário e os reagentes a utilizar. Fizemos o respetivo registo, na folha do relatório da experiência e começámos a construir o nosso vulcão.
A professora foi tirando fotografias ao que íamos fazendo e depois fez um pequeno filme com a nossa pequena aula de laboratório.
Após terem sido introduzidos os reagentes todos, vimos que começava a sair “lava” de dentro do nosso vulcão.
Essa foi a parte mais fixe!!!