Biblioteca Escolar

Ano Letivo 2012 - 2013




Ano Letivo 2011 - 2012
(Profª Isabel)

       DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
O Dia Mundial da Alimentação foi comemorado na nossa Escola, no dia 14 de Setembro.
 Durante a semana na Biblioteca, as crianças puderam ouvir histórias, e partilhar opiniões sobre ter uma alimentação saudável.
Tiveram o prazer de fazer pinturas de vários frutos e legumes, com os quais construímos um boneco com cabeça, tronco e membros. 
            Foi um trabalho realizadado por várias crianças e dos vários anos de escolaridade. Esta atividade foi realizada durante os periodos dos intervalos da manhã e tarde, e o periodo da hora do almoço. Tempo este que está a ser orientado por mim, incluido nas várias atividades de Biblioteca.





            DIA NACIONAL DAS BIBLIOTECAS

O mês de Outubro foi o mês Internacional das Bibliotecas Escolares. De acordo com os objetivos delineados pela International Association of School Librarianship - IASL, a Rede de Bibliotecas Escolares declarou o dia 24 de outubro, como o Dia da Biblioteca Escolar, este ano dedicado ao tema "Biblioteca Escolar. Saber. Um poder para a vida." Desta forma, decorreram, de 24 a 27 de outubro, atividades para assinalar o dia. Foi lida uma história intitulada “Leonia devora livros” a várias turmas do 1º e 2º ano. Os 3º e 4º ano fizeram uma visita guiada à Biblioteca Escolar, para que os alunos pudessem ter contacto com os livros e com o espaço das mesmas, assim como relembrar as regras de funcionamento. Durante esta visita guiada foram mostradas as diferentes zonas funcionais das Bibliotecas Escolares e foi explicada aos alunos a forma como estão organizados os documentos impressos nas estantes, de acordo com a CDU (Classificação Decimal Universal). No final da sessão os alunos fizeram requisição deve livros para assinalar o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares e incentivar o gosto pela leitura.


             
              DIA DE SÃO MARTINHO

No dia 11 de Novembro a nossa escola comemorou o Dia de São Martinho.  As crianças tiveram oportunidade de verificar como se pratica a atividade de assador de castanhas da rua. Para que ficasse na memória de todos os alunos, na Biblioteca foi feito um painel com o assador de castanhas.
Neste dia foi ainda lida e apresentada a história da Maria Castanha em Power Point às crianças do 1º e 2º ano. E em banda desenhada a Lenda de São Martinho às crianças do 3º e 4º ano. Mais uma vez estes trabalhos foram realizados na Biblioteca por vários alunos de vários anos e das várias turmas com o apoio da professora bibliotecária.

                      DIA DA ESCOLA


     Hoje é dia 25 de Novembro, a nossa escola faz anos. Ao longo do dia foram exploradas várias atividade tais como: Zénius, Insufláveis, Dança, Karaoke, Cinema e na Biblioteca foi feita a Hora do Conto. As crianças que passaram pela Biblioteca para usufruírem deste atelier, eram crianças da Pré-escola, 1º e 2º ano. Mais uma vez tiramos o maior proveito deste espaço. Muito confortáveis, ouviram duas histórias distintas. Para os mais pequeninos foi eleita a história da “Branca de Neve e dos Sete Anões”, para os mais crescidos a história “Macaco de Rabo Cortado”. Todas elas ficaram muito satisfeitas e com vontade de ouvir mais o que vem por aí. Plim, Plim, Plim, Plim e o conto chegou ao fim.

                                 

                       FEIRA DE OUTONO

Dinamizada pela comunidade escolar, contou a uma numerosa participação de pais, professores, alunos e funcionários, além de muitas outras pessoas que não deixaram de visitar e fazer compras nesta feira de produtos confecionados pelos alunos e Encarregados de Educação. O envolvimento e a dedicação de muitos, tornou possível a organização deste segundo certame que, tendo tido grande acolhimento e sucesso na sua edição de arranque, viu reforçada a participação e dedicação de toda a Comunidade. Num dia que começou com o despontar do sol, encheu-se o recinto escolar de uma azáfama típica de um dia de feira. À chamada responderam as várias turmas, desde Jardim de Infância, ao 1º ciclo que, encheram as bancas de vários produtos. O entusiasmo foi notório, pois todos os bocadinhos de tempo eram aproveitados na elaboração dos pequenos presentes.
                                    
O Agrupamento e a organização endereçam a todos os envolvidos no sucesso da II Feira de Outono e a todos os que nela “feiraram” um “muito obrigado”!
Para o ano há mais…

ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O MÊS DE JANEIRO

Ao longo do mês de Janeiro foram realizadas várias atividades nos vários anos de escolaridade. Com os alunos do Jardim de Infância fez-se a leitura da história “Vamos ser Amigos”, que depois de explorada foi consolidada com a elaboração de um painel onde se encontravam os três amigos que faziam parte da história. Nele participaram as três turmas existentes.
Os alunos do 1º Ano trabalharam a história “Carochinha e João Ratão”.
Depois da história lida e explorada oralmente, as turmas passaram aos trabalhos prático sobre a mesma história.
A turma da Professora Rita fez o reconto da história num livro gigante, a turma do Professor Carlos fez uma banda desenhada num painel, contando as partes que mais motivou as crianças.

Os 2º ano trabalhou a história o “Nabo Gigante”.
 A história foi lida, trabalhada oralmente e de seguida passou-se a parte prática.
A turma da Professora Susana Martins elaborou um painel onde estavam colocados todos os animais que entram na história.

A turma da professora Susana Machete elaborou a maquete da quinta, representando os animais existentes no conto.
As turmas do 3º e 4º ano trabalharam a história
 “ O Desejo de Lenhador”. Depois de lida oralmente, foram feitos debates, argumentando qual dos desejos seria mais benéfico para a família. Por fim trabalhamos os valores humanos.