segunda-feira, 10 de março de 2014

Poluição Atmosférica- causas e consequências(4ºF)

Como é Que a Poluição do Ar Influencia o Ambiente?
Os gases libertados para o ar misturam-se com a água das nuvens e tornam-na ácida. Quando chove, esta água ácida altera o equilíbrio químico de lagos e rios, provoca a corrosão de edifícios e monumentos, e afecta toda a fauna e flora.
Os gases e as poeiras poluentes são constituídos por metais tóxicos como o mercúrio e o chumbo, quando voltam a cair infiltram-se no solo, alteram a sua constituição e envenenam as raízes das plantas.




Buraco na camada de Ozono


O Efeito de Estufa



Formação das Chuvas Ácidas


 

Para a Saúde

A chuva ácida liberta metais tóxicos que estavam no solo. Esses metais podem contaminar os rios e serem inadvertidamente utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde.

Nas Casas, Prédios e demais edifícios

A chuva ácida também ajuda a corroer alguns dos materiais utilizados nas construções, danificando algumas estruturas, como as barragens, as turbinas de geração de energia, etc.

Para o meio ambiente

Lagos

Os lagos podem ser os mais prejudicados com o efeito das chuvas ácidas, pois podem ficar totalmente acidificados perdendo toda a sua vida.

Desflorestação

A chuva ácida provoca clareiras, matando algumas árvores de cada vez. Podemos imaginar uma floresta, que vai sendo progressivamente dizimada, podendo eventualmente ser até destruída.

Agricultura

A chuva ácida afecta as plantações quase da mesma forma que as florestas, no entanto a destruição é mais rápida, uma vez que as plantas são todas do mesmo tamanho e assim, igualmente atingidas pelas chuvas ácidas.



Que soluções para este problema ?


  De uma forma resumida, poderemos apontar algumas soluções que contribuirão para a diminuição deste problema:

  • Incentivar a utilização dos transportes coletivos, como forma de diminuir o número de veículos que circulam nas estradas.
  • Utilizar metros (subterrâneos ou de superfície) em substituição à frota de autocarros a diesel, ou então promover a sua substituição por frotas não poluentes (com recurso a motores elétricos, por exemplo).
  • Incentivar a descentralização industrial.
  • Dessulfurar os combustíveis com alto teor de enxofre antes da sua distribuição e consumo.
  • Dessulfurar os gases de combustão nas indústrias antes do seu lançamento na atmosfera.
  • Subsidiar a utilização de combustíveis limpos (gás natural, energia elétrica de origem hidráulica, energia solar e energia eólica) em fontes de poluição tipicamente urbanas como hospitais, lavanderias e restaurantes.
  • Utilizar combustíveis limpos em veículos, indústrias e caldeiras.



Sem comentários:

Enviar um comentário